A pesquisa que transforma as empresas e os negócios
25/03/2015

Élcio Aníbal de Lucca e Daniel Annenberg usam a informação para mudar a percepção do consumidor
Antes do encerramento do EDEP, a ABEP trouxe dois profissionais que utilizaram todos os benefícios da pesquisa para engrandecimento dos negócios. Élcio Aníbal de Lucca, fundador-presidente da LUCCRA, contou do progresso da Serasa durante os 20 anos que esteve à frente da sua gestão. O outro convidado foi Daniel Annenberg, que está buscando transformar a imagem do Detran-SP.
Élcio Aníbal de Lucca
Quando entrou na Serasa, em 1991, a empresa era reconhecida apenas como uma entidade que identificava pessoas e empresas que estavam negativadas no mercado de crédito. Por meio de um trabalho contínuo, de Lucca realizou inúmeras pesquisas com os clientes, concorrentes, acionistas, provedores, entre outros, em busca de informações que se transformaram, em pouco tempo, em um importante valor de mercado.
A qualidade e o ineditismo do conhecimento gerado pelas pesquisas mudou a percepção da Serasa junto aos formadores de opinião. De identificadora de pessoas inadimplentes, a Serasa tornou-se uma “empresa a serviço do Brasil” pela quantidade e qualidade dos produtos oferecidos. Apenas para se ter uma ideia do sucesso da gestão de Élcio Aníbal de Lucca. Quando ele entrou na empresa, em 1991, a Serasa tinha apenas 400 clientes. Quando saiu, em 2011, a carteira ostentava um portfólio de 450 mil clientes.
Daniel Annenberg
Hoje presidente do Detran de São Paulo, Daniel Annenberg também foi superintendente do Poupatempo. Antes do órgão facilitador, a qualidade na prestação de serviços públicos estava “muito abaixo do desejado”, o atendimento era feito em “locais inadequados” e existia uma “burocratização excessiva”, de acordo com Annenberg. O Poupatempo nasceu, então por meio da reunião de vários órgãos prestadores de serviços públicos, entidades da sociedade civil e empresas prestadoras de serviços de natureza pública convergindo em um mesmo espaço. Hoje na presidência do Detran, Annenberg tenta promover mudanças no órgão se espelhando nos passos do Poupatempo. Hoje, por exemplo, é possível realizar as mais diversas atividades pelo site do órgão. Em 2011, o endereço on-line do Detran oferecia até três serviços; hoje, são 20. Entre eles, estão a consulta de débitos e restrições de veículos, alteração de endereço e solicitação de segunda via da CNH. A palestra também vislumbrou os próximos passos, como o registro eletrônico de infrações, em substituição ao papel.
Galeria



