Você está aqui:

Tendências mundiais são principais preocupações entre profissionais do EDEP

ABEP Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa

23/03/2015

Pela manhã, plateia pôde acompanhar histórico do mundo da pesquisa no Brasil e conferir as principais expectativas acerca do evento

A segunda palestra da manha ficou a cargo de Silvio Pires de Paula, um dos chairman do EDEP e presidente da Demanda. A apresentação recuperou a memória das agências de pesquisa no Brasil desde a década de 30, quando tiveram início no Brasil as atividades ligadas à área.

As palavras de Pires foram ricamente ilustradas por fotografias que reuniram grandes nomes do mercado de pesquisa, como Pergentino Mendes de Almeida, Eugenia Paesani, Maximiliano Herlinguer, Jose Edson Bacellar, entre outros. A plateia também teve participação ativa, compartilhando histórias e curiosidades referentes a momentos históricos do universo da pesquisa no país.

Na tela, podia-se conferir dados interessantes. Por exemplo, Pires trouxe a informação de que em 1987, data na qual foram comemorados os 20 anos da chegada das agências de pesquisa no Brasil, haviam 858 profissionais listados com empresa, cargo, endereço e telefone, além de 160 outros nomes sem endereço. Foi nessa época, também, que nasceram os códigos de ética de empresas como a SBPM e a ABIPEME.

Em continuidade à introdução, Pires também falou sobre pesquisa realizada com 160 associados da ABEP. Dentre eles, responderam às perguntas 25% cujo objetivo era conhecer as expectativas e anseios dos profissionais com relação ao EDEP.

Dentre as estatísticas, houve o levantamento de dados como: “principais motivos para se associar à ABEP”, cuja principal resposta foi “pertencer a um grupo profissional de pesquisa”. Referente à importância dos temas do EDEP, o levantamento mostrou que as tendências mundiais estão entre as principais preocupações.

As empresas de pesquisa mais admiradas também entraram em um levantamento. Entre as mais lembradas estavam a GfK, Datafolha, Ipsos e TNS. Entre os clientes mais lembrados estavam a Coca-Cola, Unilever, Vivo, Epson e Natura, por exemplo. Receberam menções também os profissionais mais admirados por aqueles que responderam à pesquisa. Apareceram os nomes de Aurora Yasuda, Mario Ribeiro Rodrigues Filho, Renato Meirelles, Nelson Marangoni, José Edson Bacellar, Pergentino Mendes e Paulo Carramenha. Alguns deles, inclusive, estavam presentes na plateia e receberam aplausos.​

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

4 + seis =

ColetivaWeb