Você está aqui:

Brasil investe mais no ensino superior do que no básico

ABEP

03/12/2014

Conforme o relatório Education at a Glance, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as instituições públicas de ensino superior gastam quatro vezes mais por aluno do que investem no ensino fundamental por estudante. Essa é a maior diferença de gasto entre níveis educacionais entre todos os países do grupo. O gasto por aluno da educação superior corresponde a 93% do PIB per capita brasileiro. O documento faz a ressalva de que, entre 1995 e 2011, o gasto por aluno na educação básica cresceu 128%, enquanto decresceu no nível superior.

O governo brasileiro gastou em educação 19% do total de seu gasto público, acima da média da OCDE, de 13%. Com isso, no ranking dos países, o Brasil é o quarto mais alto. Segundo o relatório, o Brasil investe quase um terço em educação do que investem, na média, os países da OCDE. O levantamento mostra também que, em relação ao PIB, o investimento brasileiro está acima da média desses países.

O gasto público total em educação representou 6,1% do PIB, e está também acima da média da OCDE, de 5,6%, assim como acima de outros países latino-americanos, como Chile (4,5%), México (5,2%) e Colômbia (4,5%). “De fato, o gasto com instituições educacionais tem aumentado em um ritmo mais acelerado que o PIB no período de 2000 a 2011″, diz o relatório. Para conhecer todos os detalhes do relatório, acesse oecd.org

Galeria

Brasil investe mais no ensino superior do que no básico
  • Brasil investe mais no ensino superior do que no básico

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

+ 2 = dez

ColetivaWeb