Você está aqui:

Classe A representa cerca de 40% da renda do País

ABEP Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa

26/02/2016

Estudo da Tendências Consultoria Integrada mostra que a classe é responsável por 37,4% da massa da renda nacional. São 2,5 milhões de famílias da classe A, com rendimento superior a R$ 14.695. Os dados do estudo anterior obtidos por meio da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) estimavam que os mais ricos eram responsáveis por 16,7% da renda nacional.

Os economistas Adriano Pitoli, Camila Saito e Ernesto Guedes chegaram ao novo número a partir de um ajuste aplicado à Pnad. A adequação analisou a renda de duas formas. Para as famílias com ganhos de até cinco salários mínimos, foram utilizados os dados tradicionais da Pnad. Para as faixas mais ricas, o estudo levou em conta as declarações de Imposto de Renda.

“As pesquisas declaratórias (como a Pnad) são ineficientes para capturar a renda de aplicações financeiras, aluguéis e ganhos de capital”, afirma Pitoli. “Na verdade, ninguém tem esses números de cabeça.” Nas famílias com renda entre cinco e dez salários mínimos, a massa de renda apurada pela Pnad é 13% menor do que mostra o dado da Receita Federal. A diferença é crescente conforme o topo da pirâmide se aproxima.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

7 × = quarenta nove

ColetivaWeb